Usando mesmo HD externo no Mac OS X, Windows e Ubuntu

HD Externo no Mac OS X

Essa semana, comprei HD externo da marca Samsung. Minha intenção era usar o mesmo para guardar filmes, séries, fotos, escrever e acessar esses arquivos no Mac OS X, Ubuntu Linux, Windows 7, Windows 8 e na TV Sony Bravia da minha casa. Tudo ia muito bem, copiei alguns arquivos do Linux e do Windows, a TV reconheceu os arquivos e consegui usufruir da tela grande ao assistir os vídeos em alta definição que antes estavam no HD Interno do meu computador. Agora só faltava pegar as series do HD do Mac Book Pro ( Max OS X ), mas eis que me deparei com um problema já esperado. O Mac OS X consegue ler os arquivos no disco em NTFS (Por padrão o HD da Samsung vem formatado em NTFS), mas não consegue escrever, ou seja, eu consegui acessar os arquivos dentro do HD externo, mas não consegui copiar arquivos do Mac para o HD.

HD externo no Mac OS X

Como falei acima, o problema se deu entre o HD em NTFS e o Mac OS X. A solução então era formatar o HD em algum sistema de arquivos que fosse compatível com todos os Sistemas Operacionais e equipamentos citados. Mas qual? Procurando pela Internet achei a resposta, o sistema de arquivos que iria substituir o NTFS seria o exFat.

O formato de sistema de arquivos xFat só é suportado a partir da versão 10.6.5 do Mac OS X. Se você tem uma versão mais velha do SO, essa solução não é válida.

Formatando o HD externo em exFat

Para formatar o HD em exFat, usei o método padrão do Windows 7. O mesmo usado para formatar pendrives, cartões de memória e outros dispositivos de armazenamento, conforme imagens abaixo.

Formatando HD em exFat

Imagem 1 – Formatando HD em exFat

Para reproduzir a situação acima, acessei o Meu Computador e cliquei com o botão direito do mouse em cima do ícone do HD / dispositivo que eu desejava formatar. Após o menu aberto, executei a opção Formatar / Format

Formatando HD Externo em exFat

Image 2 – Formatando HD Externo em exFat

Na janela mostrada acima, cliquei no botão Iniciar / Start e uma caixa de confirmação, alertando que todos os arquivos contidos no HD antes da formatação seriam perdidos, foi mostrada.

Conforme a imagem acima, desmarque a opção de Formatação Rápida

Formatando HD externo em exFat

Image 3 – Formatando HD externo em exFat

Confirmei estar ciente sobre o fato de perder todos os arquivos e apenas esperei a formatação chegar ao fim (Demorou).

exFat no Windows XP

Por padrão o Windows XP não reconhece o formato de sistema de arquivos exFat, sendo necessário a instalação de uma atualização da Microsoft. Para instalar essa atualização, faça o download do arquivo aqui

E assim chega ao fim mais um artigo. Se você tiver qualquer dúvida sobre como efetuar o procedimento acima, use a área de perguntas e resposta abaixo. Obrigado por ler.

exFat no Ubuntu

Para habilitar o sistema de arquivos no Ubuntu, precisei efetuar o download e instalação do pacote responsável. Para isso, executei os comandos mostrados abaixo.

Adicionando o repositório necessário

$ sudo apt-add-repository ppa:relan/exfat

Atualizando as fontes dos pacotes

$ sudo apt-get update

Instalando os pacotes necessários

$ sudo apt-get install fuse-exfat

E com isso, consegui finalmente usar o HD externo em todos os dispositivos e sistemas operacionais citados acima.

Esperto ter conseguido ajudar aos que tiveram o mesmo problema que eu. Caso você encontre dificuldades em executar os passos acima citados, use a área de perguntas e respostas desse artigo.

Obrigado por ler.

59 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Valeu a dica Tarcísio!

  2. Opa… Já tive esse mesmo problema quando resolvi usar linux em casa e após comprar meu macbook pro em 2011, esse artigo seria muito útil naquela época pois bati muito a cabeça. NO Fedora foi tão simples quanto o Ubuntu pra ativar a leitura e escrita.

    Agora não sabia que as tvs já estavam suportando o formato.

  3. Ah, esqueci de mencionar que, o que me deixa frustrado até hoje no osx é o fato de ter sempre de ejetar o hd, pois sempre que ocorre um acidente e acontece de escapar o cabo usb ocorre um travamento do infeliz e não lê em mais nada, nem mesmo no osx, só depois de reparar o disco que ele volta a funcionar e 3tb pra reparar demora uma eternidade… =/.

  4. O HD externo no OS X mostra a quantidade total da capacidade anunciada? Por exemplo, um HD de 2 TB mostra e usa os 2048 GB? Ou é tal como no Windows e “trabalha” com 1.8 TB no caso de HDs de 2 TB?

    Valeu desde já 🙂

  5. Boa noite!! Minha Bravia não reconhece o HD em NTFS. A sua reconheceu??

    1. Reconheceu sim, inclusive o meu HD está com uma partição em NTFS, onde eu coloco meus Filmes.

        • edson em 6 de julho de 2016 às 10:20
        • Responder

        ola amigo bom dia quero saber como faço pra reconhecer o meu hd no meu windows 10 como faço pra baixar esse driver pra reconhecer o meu hd brigado espero resposta

  6. Olá, formatei meu HD usando exFat através deste mesmo método do Windows, mas nenhum mac está reconhecendo… Já testei em três computadores diferentes com versões da OS acima de 10.6 e nada… Sabe o que pode ter dado errado?

    1. Algumas vezes, quando eu tentei formatar o HD em exFat sem usar a FORMATAÇÃO RAPIDA, a mesma não chegou ao fim. Quando eu conectava o HD no Mac OS ou no próprio Windows, recebia a mensagem de que o HD precisava ser formatado.

      Existem duas opções pra isso.
      – Formatar o HD em exFat no próprio Mac OS.
      – Formatar usando a formatação rápida do Windows.

    • Gilberto Santos em 8 de junho de 2013 às 21:22
    • Responder

    Perfeito!!

  7. Com essa formatação, tu conseguiste transferir arquivos do Macbook pro HD externo?? eu fiz download do SLNTFS no mac pra isso, mas mesmo assim não consigo 😐 to considerando formatar como vc explicou.

  8. E ai brother, gostei muito do post e foi realmente muito útil, o problema é o seguinte, aquela atualização do windows que tu deixou o link para download, é apenas para windows xp? ou para o 7 funciona também? Por que eu comprei um HD externo da Seagate e eu (sou DJ) então tenho muitas músicas do windows e do mac para passar para meu hd externo, e realmente, preciso disso. Formatei para ExFat, mas o windows não quer escrever dentro do HD. E realmente, preciso de ajuda ;/ Vlw cara.

  9. Simples e prático. Realmente tirei minhas dúvidas quanto a usar no Mac. Valeu!

  10. E qual o tamanho da unidade de alocação adequado? No exemplo, aparece uma alocação de 256 kbytes, mas no meu caso — com um HD 2.5″ IDE de 160 GB — as opções são menores… 1024 bytes por setor, tá de “bom tamanho”?…

    1. A verdade é que quanto menor o tamanho da unidade de alocação, melhor é o aproveitamento do disco, por outro lado, a leitura e escrita fica um pouco mais lenta. Eu aconselho a deixar com o valor padrão mostrado pelo sistema.

    • Renata em 18 de julho de 2013 às 5:58
    • Responder

    Maravilha, tudo certo!
    Agradecida pela enorme ajuda 🙂

  11. meu problema e parecido, vinha usando normalmente meu hd externo no meu mac e do nada, repentinamente, arquivos so para leitura, sem poder modifica-los, meu hd ja era formatado nfts!

    • Ethel em 20 de outubro de 2013 às 21:41
    • Responder

    Estou tendo o mesmo problema q o Jack Makiyama comentou! Estou tentando encontrar uma solução, mas não consigo!

    Ele disse q se o cabo do HD escapar, ao invés do HD ser ejetado, faz ele parar de funcionar! Isso ocorreu comigo e estou meio desesperada, pois este é meu HD com arquivos importantíssimos q gravei de um PC e do meu MAC, ou seja, não consigo Recuperar o Disco por meio do Utilitário de discos do Mac, a opção fica desativada.

    Sabe se existe alguma forma de voltar a ter acesso a ele?

    Qualquer ajuda será bem-vinda! Mto obrigada

    • Judite em 4 de novembro de 2013 às 8:30
    • Responder

    Não consigo deletar arquivos que estão no hd formatado em exFat! Clico com o botão direito do mouse e não aparece a opção recortar nem excluir.

    • Andre em 5 de novembro de 2013 às 11:18
    • Responder

    Consigo fazer esse processo direto de um MacBook ou somente no Windows??

    • Gui Negrety em 18 de novembro de 2013 às 15:23
    • Responder

    Eu uso no Windows, tenho 1Tb no hd utilizando 600Gb. Ao formatar, vou perder todos os arquivos ? Em exfat, poderei usar no PC e no MAC, tranquilamente ?
    Obrigado,

    1. Você perderá todos os dados se formatar. O exFat pode ser lido tanto por Windows, Linux e Mac OS, sendo assim, compatível com o PC e MAC.

    • Henrique Meyer em 26 de novembro de 2013 às 15:54
    • Responder

    Olá Tarcísio,

    Obrigado pela ótima dica. Gostaria, entretanto, de saber se esta formatação limita o tamanho dos arquivos, com no FAT32?
    Valeu.

    1. Não limita Henrique…

    • Patricia em 27 de novembro de 2013 às 16:08
    • Responder

    Não existe um programa para permitir gravação do mac para o hd externo sem ter que formatá-lo? Já tenho 100 gigas no hd e não tenho onde armazenar essas informações para formata-lo. O paragon serve para isso? Obrigada

    1. Existem alguns meios de habilitar a gravação sim Patricia.

      Eu não testei ainda, mas da uma olhada nesse tutorial aqui.

      http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/11/como-habilitar-gravacao-em-discos-ntfs-protegidos-no-mac-os-x.html

    • Isabel em 1 de dezembro de 2013 às 17:38
    • Responder

    Olá Tarcísio,

    Há muito tempo que ando à procura desta resposta! E o disco externo fica com a mesma capacidade de armazenamento ou perde algum espaço?

    Obrigada,
    Isabel

    1. Mesma capacidade de armazenamento de que tem como NTFS

    • Isabel em 4 de dezembro de 2013 às 13:34
    • Responder

    Muito obrigada. A única limitação que encontro é a pesquisa de ficheiros (spotlight) dentro do disco externo. A busca nem sempre encontra os ficheiros mesmo com o nome escrito corretamente. Haverá solução?

    • Paula em 9 de dezembro de 2013 às 10:47
    • Responder

    Formatando meu hd no mac, e deixando ele no formato exFAT, eu consigo ler o hd em pc, ou consigo alterar arquivos nele tb? Pq tenho um HD da Seagate, e só é possível adicionar arquivos, deletar, editar e enfim, alterar ele, caso esteja conectado no meu mac, quando coloco ele em qualquer outro computador, eu consigo acessar ele, mas não mexer nos arquivos…formatando ele pra esse formato exFAT resolve meu problema?

    Obrigada,
    Paula

    • Michael em 17 de dezembro de 2013 às 16:39
    • Responder

    Meu amigo, meu HD tb é da Samsung e uso os tres sistemas, alias os quatro, pq tem um notebook aqui em casa que ainda roda win7, e meu HD externo é NTFS bruto, uso no Mac OS X o NTFS Fusion e outra variante para complementa, não precisa de formata pra exFat, Somente se for gosto da pessoa!

    Mas gostei da sua explicação, bem didática. Abraços!!!

  12. Tarcísio, boa noite.

    Muito bom sua dica, porém procurei utilizar exFat no windows 7 e pelo visto não existe esta atualização.
    Vc sabe me informar como realizar este processo na nova versão?

    Obrigado pela ajuda,

    1. O Windows 7 e 8 tem suporte nativo ao exFat, não sendo necessário fazer atualização. A atualização só é necessária para Windows XP.

    • Rogério Ramos em 7 de janeiro de 2014 às 14:19
    • Responder

    Ola pessoal, tenho um Macbook pro com OSX Mavericks, e tenho 2 HDs, um deles esta em NFTS que lê normalmente na TV Samsung, ja o outro em exFat nao lê na TV apenas no Mac, e nao consigo copiar os filmes de um pro outro dentro do Mac. Ja fiz de tudo, alguem pode me ajudar?

    • Carlos em 2 de fevereiro de 2014 às 18:21
    • Responder

    Essa formataçao diminui o tamanho do hd? Ou seja, ele continuará a ter 1TB mesmo com a formataçao diferente?

    1. Bom dia Carlos.

      Em regras gerais, a formatação não diminuirá o tamanho do HD. Ele continuará a ter o mesmo 1TB de antes.

  13. no caso só o XP que não reconhece? ou os outros também não reconhecem?

    • Tiago Torres em 13 de fevereiro de 2014 às 11:51
    • Responder

    Muito bom quando podemos contar com essas informações, e elas assim nos ajudar.
    Muito grato

    • gabriel em 9 de março de 2014 às 0:54
    • Responder

    Boa Noite Tarcísio, no meu caso comprei um seagate de 2TB, na embalagem ele se anuncia como sendo compatível tanto com MAC quanto PC.
    Fui em obter informações e vejo : FORMATO: sistema de arquivo Windows NT
    Já estaria tudo certo ou vc me recomenda formatar pra outro formato?

    Muito obrigado

    • João Carlos Almeida em 27 de março de 2014 às 10:38
    • Responder

    Tarcísio, bom dia! Possuo um Business Storage Seagate de 8TB, mais estou tendo problemas para cópia de arquivos superior a 4GB, apresenta o seguinte erro: O item “Arquivo” não pode ser copiado porque é muito grande para o formato do volume. Este dispositivo esta conectado em Rede Local, e não faço a menor ideia de como posso resolver este problema, você pode me dar uma ajuda?

    • Gustavo em 28 de março de 2014 às 17:29
    • Responder

    Tarcísio, depois, desejando retornar ao status quo, ou seja, ao sistema NTFS, é só repetir o mesmo processo? Terei esta opção através da própria formatação rápida do windows?

    Obs.: Pergunta tosca haha Mas é que não entendo nada disso e estou utilizando um HD externo emprestado…

    • Paulo Zahid em 9 de maio de 2014 às 6:30
    • Responder

    sudo apt-get install fuse-exfat

    • Hilky Barbosa Santos em 20 de junho de 2014 às 13:31
    • Responder

    Ola…
    Tenho um HD 1T 3.0 da samsung mais não consigo colocar meus filmes e nem minhas musicas no HD o sistema do arquivo dele ta em NTFS e não consigo colocar os filmes que tem mais de 1GB e as musicas passa dois álbuns e os outros não trava da erro desliga meu not…

    o que posso fazer para solucionar esse problema…

    ATT.. hilky

    1. Nesse caso, melhor verificar se há problemas no Notebook ou no HD.

    • Gisele Bauer em 28 de junho de 2014 às 19:54
    • Responder

    Meu HD Externo é da marca SEAGATE. O processo seria o mesmo?
    Comprei-o na intenção de usar no PC e no MacBook, mas fiquei muito frustrada ao notar que não faz sequer a leitura do HD. Manda formatar… 🙁

    1. Sim, não muda de marca pra marca

    • Bruno em 16 de fevereiro de 2015 às 22:59
    • Responder

    Já formatei no MAC como EXfat e nada de funcionar na TV Samsung, LG e WDlive. Existe algo a a fazer ainda.

    • Isabella em 18 de março de 2015 às 10:25
    • Responder

    Tenho um HD externo da seagate com 2TB o fabricante informa que só serve para PC. Posso formatar em exfat? preciso usar no mox, ou seja, todo HD externo pode ser formatado?

    1. Apesar de termos várias marcas diferentes no mercado, nada impede que formatemos os mesmos no formato de arquivos desejado por nós. Acredito que você não terá problemas em formata-lo em exfat e usar o mesmo no MAC ou Windows.

    • Patrícia em 23 de dezembro de 2015 às 16:43
    • Responder

    Meu HD esterno consigo visualizar no mac e no windows, mas no mac não consigo modificar/salvar/excluir, diz que não tenho permissão. Como devo corrigir?

    • Julio Dona em 16 de janeiro de 2016 às 19:06
    • Responder

    A formatacao exFAT funcionou com a TV Sony? Pergunto isto porque tambem uso MAC e os HD formatados no sistema MAC não funcionam com as TV´s Samsung.
    Sabe como tratar isto?

    • brenner_castro@hotmail.com em 23 de janeiro de 2016 às 7:53
    • Responder

    Tarcisio, tudo bem?
    antes eu pegava filme do mac e via na tv, mas agora ta impossível, só funciona naquele formato que nao posso carregar arquivos maiores que 8gb. mas os filmes sao maiores que isso. como formato ele de uma forma para ver na tv e caber maior que 8gb? preciso de um programa especial? pois nas opções do mac nao da.

    • Mauricio Silva em 16 de abril de 2016 às 8:05
    • Responder

    Instalei um Windows Server 2012 com drive NTFS compartilhado para que um iMac (MacOs X) grave nele através de mapeamento SMB. Mas os erros de falta de permissão de gravação são frequentes mesmo o usuário Mac sendo do grupo administradores do Windows. Existe algum outro tipo de volume mais recomendável que NTFS no Windows para que MacOS grave nele?

    1. Bom dia Mauricio.

      Não sou especialista nesse assunto, mas creio que o protocolo smb é estável o suficiente. Acho que nesse caso, independe o tipo de partição do lado do Windows, pois o smb é transparente (ou deveria ser) pra quem está se comunicando com o servidor. Pode ser que o problema esteja ligado a configuração do smb, usuários e permissões nos dois lados ou até mesmo instabilidade da rede. Como falei, não sou especialista.

    • Thiago Pereira Rique em 26 de agosto de 2016 às 18:18
    • Responder

    Olá, Tarcísio. Tenho um HD externo da Samsung. Durante uma aula de laboratório, salvei uma pasta de cada aluno contendo alguns arquivos. Um dos alunos estava usando Linux. Copiei os arquivos dele e depois verifiquei se a cópia realmente tinha sido feita. A pasta dele estava lá. Quando fui ver o conteúdo do HD no meu computador com Windows 10, as pastas de todos os alunos estavam lá, menos a do aluno que usou Linux. Você tem alguma ideia de como me ajudar a recuperar essa pasta? Fico muito grato se puder me ajudar.

    1. Bom Thiago. Eu não sou especialista no assunto. Já tentou acessar o HD num linux pra verificar se a pasta tá lá?

  14. Tive um problema recentemente, um HD externo que uso no Mac e que ao conectar com um laptop com windows para copiar alguns arquivos ficou ilegível no Mac, os arquivos são mostrados no Finder como EXEC e com extensão .LNK, usando o info, vejo que os espaços ocupados pelos arquivos continuam ou seja está usado 80%, no caso 800GB, há como recuperar a antiga formatação?

    • phillipe em 6 de fevereiro de 2018 às 0:23
    • Responder

    obrigado ! me ajudou muito !

  15. Muito bom

  1. […] http://www.digitaldev.com.br […]

Deixe uma dúvida, resposta ou sugestão

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.