«

»

fev 06

DigitalDev na Campus Party 2013

Campus Party 2013

Logo Campus Party 2013

Como a maioria de vocês sabem, na última semana aconteceu no Brasil a Campus Party 2013. É claro que o DigitalDev não podia deixar de marcar presença por lá e trazer alguns detalhes sobre o maior evento do mundo em relação a inovação tecnológica, Internet e entretenimento em rede.

Ilustres Palestrantes

Vamos começar pela palestra do grande Buzz Aldrin, um dos astronautas que viajaram na Apollo 11 até a Lua no ano de 1969 e que inspirou na nomenclatura do personagem de ToyStory, Buzz Lightyear. O mesmo contou um pouco sobre a missão da viagem a Lua e sobre o fato de não ter sido o primeiro a pisar em solo lunático, relatando a coincidência de seu comandante ter descido primeiro e sobre a preocupação em manter a porta na nave aberta ao descer (não havia maçanetas do lado de fora). Além disso Buzz relatou que entrou em depressão após o fim de sua missão e que a NASA não sabia o que fazer com um astronauta que já tinha ido a Lua.

Buzz Aldrin -  Campus Party 2013

Imagem 1 – Buzz Aldrin

Outro palestrante de força de presença estupenda, Mark Surman, CEO da Mozilla Fundation esteve por lá. Mark representou muito bem o espirito Mozilla, a filosofia do código aberto e a Internet livre. Ele também aproveitou para falar um pouco sobre o Firefox OSNovo Sistema Operacional construído pela Mozilla para fazer frente ao IOS e Android. Mark apresentou um pouco sobre sua iniciativa chamada Webmaker e os projetos que fazem parte da mesma. No final da palestra, o pessoal do Firefox Brasil sorteou 20 aparelhos Keon com a versão do Firefox OS para desenvolvedores, estimulando a criação de novos aplicativos para a plataforma.

Mark Surman, CEO da Mozilla Fundation -  Campus Party 2013

Imagem 2 – Mark Surman, CEO da Mozilla Fundation

Nolan Bushnell, criador da Atari também esteve lá. Nolan falou sobre o passado e o futuro dos games e sobre como ele acha que os vídeo-games deveriam ser usados pelos professores para ensinar alunos. Falou também sobre as dificuldades que teve quando estava a frente da Atari, sobre Steve JobsSteve Wozniak e as características que eles possuíam para que a Apple desse certo. Entre todas as coisas, Norlan deu aos que o assitia um conselho marcante “Quando você começar a pensar sobre o que fazer com a sua vida, a primeira coisa que você precisa lembrar é: nunca, nunca, nunca cresça “.

Nolan Bushnell, fundador da Atari - Campus Party 2013

Imagem 3 – Nolan Bushnell, fundador da Atari

Scott Monty, executivo visionário e um dos 10 maiores influenciadores em social media,  apresentou a palestra Open Innovation: como a Ford chamou seus clientes para participar do desenvolvimento de seus carros.

Tiago Leifert, apresentador do Globo Esporte e The Voice Brasil  também apareceu por lá, dando uma palestra surpresa. Tiago criticou o valor elevado dos games no Brasil e abordou principalmente o FIFA e o PES (Jogos de Futebol para PC, XBox360, Wii e PS3).

Em um dos palcos, enquanto estávamos nos preparando para assistir uma palestra sobre Arduino, Java e Raspberry PI, assim que o palestrante assumiu o controle, tivemos a impressão já tê-lo visto em uma imagem na apostila sobre Design Patterns da Globalcode. Nós estávamos certos, era  nada mais nada menos que Vinicius Morandin Senger – Diretor técnico e fundador do grupoA palestra de Vinicius foi fantástica, o mesmo mostrou um robô construindo usando Raspberry PI integrado com o Arduino, onde o primeiro era responsável pela parte de processamento e o segundo pela parte motora. Ele abordou também a vantagem em usar Raspbarry PI em comparação com os Shields do Arduino e sobre o poder do processamento de um computador em relação ao microcontrolador. No fim da palestra, Vinicius programou seu pequeno robô para se movimentar com relação aos acordes tirados de um violão.

 Vinicius Morandin Senger - Fundador da Globalcode - Campus Party 2013

Imagem 4 – Vinicius Morandin Senger – Fundador da Globalcode

Outros palestrantes estupendos estivaram por lá e elevaram muito o nível do evento. A Campus Party 2013 possuía 9 palcos, onde aconteceram palestras simultâneas. Cada palco voltado para um assunto, com exceção do palco principal, onde eram recebidos os palestrantes principais, como os citados acima.

O furo do evento aconteceu quando Eike Batista, talvez o palestrante mais esperado entre os interessados em empreendedorismo, não apareceu, enviando apenas uma carta de desculpas.

Blogs, Videologs e Apresentadores de TV

Campus Party não é Campus Party sem que os blogueiros, apresentadores de TV e “videologueiros” estejam presentes. Jacaré Banguela Fora do Ar, PC Siqueira, Rafinha Bastos, Não Salvo, La Fênix, Jovem Nerd, Monark e vários outros marcaram presença.

Jacaré Banguela Fora do Ar e Jovem Nerd tiveram seus próprios espaços na Campus, onde gravaram seus programas e foram assistidos em tempo real pelos campuseiros de plantão. Tivemos o prazer de assistir duas de algumas gravações do Jacaré Banguela, uma entrevista com Monark – dono de um canal sobre games no Youtube e outra com Os Melhores do Mundo. 

Jacaré Banguela Fora do Ar e Os Melhores do Mundo - Campus Party 2013

Imagem 5 – Jacaré Banguela Fora do Ar e Os Melhores do Mundo

Jacaré Banguela Fora do Ar e Monark - Campus Party 2013

Imagem 6 – Jacaré Banguela Fora do Ar e Monark

Os fundadores do  Jovem Nerd, além de gravarem o Nerdoffice e Nerdcast dentro da Campus, também palestraram e contaram detalhadamente toda a história do blog, desde o surgimento, as dificuldades enfrentadas, até se tornar o grande sucesso que é atualmente.

Jovem Nerd - Campus Party 2013

Imagem 7 – Jovem Nerd

Rafinha Bastos e PC Siqueira apareceram juntos, onde se entrevistaram e foram entrevistados pela platéia, uma especie de talkshow com os campuseiros. Rafinha, mais uma vez não escapou e foi questionado pelos espectadores sobre a saída do CQC e sobre sua brincadeira mal interpretada pela Vanessa Camargo.

Rafinha Bastos e PC Siqueira - Campus Party 2013

Imagem 8 – Rafinha Bastos e PC Siqueira

Mauricio Cid – Não Salvo – também não ficou para trás e subiu no palco de mídias sociais para o Desafio Aceito 19 – Tirando um Nerd da Friendzone. Ficaram na dúvida sobre o que é Friendzone, então veja toda a brincadeira clicando aqui.

Casemod

O pessoal do Casemod mais uma vez arrasou, mas o melhor entre eles era O Homem de Ferro, vejam as fotos abaixo.

Casemod - Campus Party 2013

Imagem 9 – Casemod

Casemod Venon - Campus Party 2013

Imagem 10 – Casemod Venon

Casemod Iron Man ou Homem de ferro - Campus Party 2013

Imagem 11 – Casemod Iron Man

Casemod Iron Man ou Homem de ferro - Campus Party 2013

Imagem 12 – Casemod Iron Man

Intel Extreme Masters

A Intel Extreme Masters foi uma das principais atrações da Campus no quesito Games, onde aconteceram as finais das disputas dos games League of Legends e StarCraft II.

Intel Extreme Masters 2013 - Campus Party 2013

Imagem 13 – Intel Extreme Masters 2013

Querem saber mais sobre o assunto, visitem o site oficial da competição clicando aqui.

Robôs

Esse ano, o pessoal de robótica estava forte e tiveram um palco só para eles, além de oficinas, guerra de robôs e outros.

Robôs - Campus Party 2013

Imagem 14 – Robôs

Brindes

Um lugar ideal para ganhar brindes geeks? Sim, a todo momento filas gigantescas eram formadas por campuseiros que queriam ganhar suas camisetas da NVidia, Fifefox Brasil, Submarino, acessórios da Razer, canecas da Linux Mall, toalhas de banho do PagSeguro e vários outros brindes. Moeda de troca para brindes? Curtidas do Facebook, seguidores e twitts no Twitter. Foi usando a estrategia dos twitts que a Firefox Brasil premiou 20 felizardos com um Keon com a versão do Firefox OS para desenvolvedores. Outro detalhe importante, os campuseiros puderam levar suas barracas para casa (O que não chegou a ser brinde, pois pagaram por elas).

Brindes Campus Party 2013

Imagem 15 – Brindes  da Campus Party 2013

Madrugada na Campus Party

Na madrugada, todos os tipos de maluquices aconteciam na Campus Party, uma delas era a luta de espadas, os vencedores ganharam brindes.

Luta de espadas entre mulheres - Campus Party 2013

Imagem 16 – Luta de espadas entre mulheres

Luta de espadas entre homens - Campus Party 2013

Imagem 17 – Luta de espadas entre homens

Servidores

A infraestrutura de rede do evento era de deixar qualquer geek de queixo caído e por trás de tudo não podia deixar de existir um big servidor. Vejam as fotos do mesmo abaixo.

Servidores da Campus Party 2013

Imagem 18 – Servidores da Campus Party 2013

Servidores da Campus Party 2013

Imagem 19 – Servidores da Campus Party 2013

Outras Fotos

Gundam na Campus Party 2013

Imagem 20 – Gundam na Campus Party 2013

Stand da Linux Mall na Campus Party 2013

Imagem 21 – Stand da Linux Mall na Campus Party 2013

Biron Ferraz, representando do DigitalDev e Não Salvo - Campus Party 2013

Imagem 22 – Biron Ferraz, representante do DigitalDev e Não Salvo

Tarcísio Ruas, representante do DigitalDev e Não Salvo - Campus Party 2013

Imagem 23 – Tarcísio Ruas, representante do DigitalDev e Não Salvo

Tarcísio Ruas, representante do DigitalDev - Campus Party 2013

Imagem 24 – Tarcísio Ruas, representante do DigitalDev

Críticas à organização do evento

Dizem que campuseiros não comem direito, não tomam banho e não dormem. Isso não é mentira, mas a maioria da culpa fica à cargo dos chuveiros totalmente indiscretos, da comida extremamente cara e da Internet de 30GB que não deixa ninguém se desconectar (O último não é crítica). Para vocês terem uma idéia, havia chuveiros quentes e gelados, a sorte era o único fator que nos ajudava a achar um quente. Outra coisa que nos incomodou foi o fato de ter que pagar 15 reais em guaraná de 2 Litros e 25 numa pizza de mussarela.

Sobre o autor

Tarcísio

Bacharel em Engenharia da Computação, programador C / C++ , especialista em PHP, MySQL, PostgreSQL.

2 comentários

  1. Ricardo Torquato

    Boa Tarcísio, excelente post.
    Bastante interessantes os temas abordados na Campus, quem sabe na próxima não participo também rs

  2. Casemonstro Alexandre

    Ola, muito obrigado por ter gostado do meu Casemod Iron Man, o Gundam (que não estava pronto) tb é meu!

    Ano que vem irei levar alguns Daleks p/ evento!

    Por favor na próxima vamos bater um papo! 😀

Deixe uma dúvida, resposta ou sugestão