«

»

out 11

Instalando e configurando o Zend Framework

O Zend Framework (também conhecido como ZF) é um framework para aplicações Web de código aberto, orientado a objeto, implementado em PHP 5 e licenciado como New BSD License. Este framework foi desenvolvido com o objetivo de simplificar o desenvolvimento Web enquanto promove as melhores práticas na comunidade de desenvolvedores PHP.

O Zend foi fundado pelos contribuidores do núcleo PHP Zeev Suraski e Andi Gutmans, a junção do nome dos criadores deram origem ao nome do framework.

Requisitos

Antes de mais nada, você precisará de um ambiente de desenvolvimento PHP instalado e configurado, se você ainda cumpriu esse requisito clique aqui.

1 – Download de aquivos necessários

 
Zend Framework 1.11.11 (56,3 MB) – Windows / Linux

Ao longo desse tutorial, também usarei dois outros programas para auxiliar na instalação e configuração do Zend Framework. Eles são o Notepad++ (famoso editor de texto) e o Winrar (compactador/descompactador de arquivos). Faça o download dos mesmos clicando nos links abaixo e depois efetue a instalação.

Notepad++ (5,28 MB) – Windows
Winrar (2,83 MB) – Windows 32 bits / Windows 64 bits

2 – Configurando o Apache

Em ambiente de desenvolvimento, será necessário configurar o apache para interpretar o arquivo .htaccess, mas não se preocupe com essas configurações em servidores Web na Internet, provavelmente as modificações na configuração já foram feitas pelo administrador do servidor.

2.1 – Abra o arquivo httpd.conf do apache usando o editor de texto Notepad++. Em uma instalação padrão no Windows 7, a localização do arquivo é C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf\httpd.conf, já no Windows XP, ele está localizado em C:\Arquivos de programas\Apache2.2\conf\httpd.conf.

2.2 – Procure pela ocorrência do texto #LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so e substitua o mesmo por LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so

2.3 – Procure pela ocorrência do texto Options FollowSymLinks e substitua por Options FollowSymLinks Includes

2.4 – Procure pelas ocorrências (são duas) do texto Options AllowOverride None e substitua por AllowOverride All

2.5 – Adicione o texto AccessFileName .htaccess no final do arquivo

2.6 – Reinicie o Apache usando o Monitor Apache Servers que fica acessível na barra de ferramentas ao lado do relógio. De um clique com o botão equerdo do mouse em seu ícone e escolha a opção restart.

3 – Descompactando o Zend Framework

Use o programa Winrar para descompactar o arquivo do ZendFramework-1.11.11.zip (Zend Framework 1.11.11) que você acabou de efetuar download na raiz do disco (C:/).

Com isso, o diretório C:/ZendFramework-1.11.11 foi criado.

4 – Configurando os variáveis de ambiente do Windows

Depois de termos descompactado o Zend Framework na raiz do disco, iremos configurar o Windows para incluir o diretorio C:\ZendFramework-1.11.11\bin na variável de ambiente Path.

4.1 – Vá em Painel de Controle->Sistema->Configurações Avançadas->Aba Avançado->Variáveis de Ambiente

4.2 – Na caixa Variáveis de Ambiente, procure pela variável Path e de um duplo clique na mesma, com isso uma caixa edição se abrirá. vá até o fim da mesma e adicione ;C:\ZendFramework-1.11.11\bin.

4.3 – Após essas modificações, reinicie o computador

5 – Criando um projeto de Teste

5.1 – No Windows 7, vá no menu Iniciar e digite cmd na caixa de busca, já no Windows XP, o comando cmd deve ser efetuado na caixa executar no menu Iniciar. Com isso, uma janela do programa cmd será apresentada.

5.2 – Dentro do programa cmd, digite cd C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs caso esteja no Windows 7 ou cd C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs caso esteja no Windows XP e aperte Enter.

Estou assumindo que você está usando as configurações padrões do apache, ou seja, que você não modificou o parametro DocumentRoot do arquivo httpd.conf. Caso contrário, você deverá usar o caminho do seu DocumentRoot no comando acima. Exemplo: Digite cd C:\www no programa cmd caso o seu DocumentRoot seja C:\www

5.3 – Agora nós criaremos um projeto, para isso digite o comando zf create project digitadev e aperte Enter

5.4 – Antes de podermos efetuar os testes, precisaremos copiar a pasta C:\ZendFramework-1.11.11\library\Zend para C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\digitaldev\library caso esteja no Windows 7 ou C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\digitaldev\library caso esteja no Windows XP.

6 – Testando a configuração

6.1 – Abra o navegador web de sua preferencia e digite o seguinte endereço http://localhost/digitaldev/public. Se tudo ocorreu bem, o seu navegador mostrará uma página como a da imagem abaixo.

Aqui está o tutorial passo a passo para instalar o Zend Framework.
Qualquer dúvida ou sugestão, usem a parte de respostas no final do post.

Post relacionados
O que é PHP e qual é sua historia?
Instalando o ambiente de desenvolvimento PHP (PHP 5.3.x + Apache + Eclipse)

Sobre o autor

Tarcísio

Bacharel em Engenharia da Computação, programador C / C++ , especialista em PHP, MySQL, PostgreSQL.

42 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. renato

    Fala Tarcisio ,

    Muito boa sua materia ….

    parabens !!!

  2. Gladstone

    Olá Tarcísio, muito bom o seu post, mas tenho uma dúvida.. tentei configurar usando o xampp e ao digitar o comando para criar o projeto: zf create project digitadev, ele dá erro, diz que o comando não é reconhecido…
    como eu configuro o zend usando o xampp?
    Obrigado, Abraço!

    1. Tarcísio

      Boa tarde Gladstone.
      Você fez o download do framework?
      Se sim. Descompacte o arquivo como descrito no Passo 3 do post e configure as variáveis de ambiente como no passo 4 do post. Acho que problema o problema está totalmente ligado a não realização de um desses passos.

      Se o problema persistir, entre em contato.

  3. rodrigo

    tarcisio como fica para fazer um virtual host windows / linux abracooo

    otimo artigo =)

    1. Tarcísio

      vhost no linux
      http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Virtual-Host-com-Apache/

      vhost no windows
      http://bernardoalbuquerque.wordpress.com/2010/03/09/criando-virtual-host-do-apache-no-windows/

      Em um servidor profissional, o encaminhamento do domínio é feito pelo servidor dns. O servidor apache recebe a requisição, verifica qual pasta está referenciada ao subdomínio (www.) e domínio (meudominio.com) no arquivo vhost.conf e encaminha pra à mesma.

      Já em um servidor domestico, o seu sistema operacional vai ter que fazer o trabalho do dns e encaminhar a chamada sempre pra sua própria maquina. Já o trabalho de verificar o domínio e encaminhar a chamada pra pasta correta fica a cargo do apache (nessa parte, um servidor apache em profissional e domestico precedem do mesmo jeito).

      Resumindo. O que muda é a configuração do dns. Já que em uma rede domestica não existe servidor dns interno, temos que configurar o sistema operacional pra fazer o trabalho de redirecionamento, transformando o dominio em ip. Ex http://www.meudominio.com.br para 127.0.0.1.

  4. Luciana

    Ola! Eu segui todos esses passos 2 vezes até, e nao consegui, deu o erro na hora de criar o projeto:
    “php.exe” não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

    1. Tarcísio

      Quando acontece esse erro? Qual comando você digita para que tal erro seja mostrado?

    2. Tarcísio

      Oi Luciana.

      Tente executar os mesmos passos passados para a Bruna logo abaixo e veja se o problema se resolve.

      Se o problema persistir, fique à vontade pra postar aqui. Vou tentar ser o mais rápido possível em responder.

  5. Bruna

    Tarcísio, boa noite.
    O meu erro foi exatamente igual ao da Luciana. Quando executei o comando 5,3 deu esse erro: “php.exe” não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.
    Logo, nao existe a pasta digitadev na pasta hjdocs.
    Como faço?
    Att.
    Bruna Galvão

    1. Tarcísio

      Bruna, observe o item abaixo

      4.2 – Na caixa Variáveis de Ambiente, procure pela variável Path e de um duplo clique na mesma, com isso uma caixa edição se abrirá. vá até o fim da mesma e adicione ;C:\ZendFramework-1.11.11\bin.

      Quando você estiver executando esse passo, inclua também o caminho do php.exe, se você seguiu os passos de instalação do PHP encontrados nesse blog, tal caminho é C:\PHP, caso contrário, você deve incluir de acordo com a sua instalação do PHP.

      Reescrevendo o pedaço do post, agora com as modificações citadas acima.

      4.2 – Na caixa Variáveis de Ambiente, procure pela variável Path e de um duplo clique na mesma, com isso uma caixa edição se abrirá. vá até o fim da mesma e adicione ;C:\ZendFramework-1.11.11\bin;C:\PHP.

      Se o problema persistir, entre em contato novamente.

  6. Maiko

    Olá Tarcísio, será que você não teria algum tutorial assim para eu instalar no linux?

  7. Bruna

    Tarcísio, boa tarde.
    Pelo que eu entendi, temos que colocar os endereços na variavel Path.
    Como antes nao tinha o do php tinha dado aquele erro. Porém, agora com o endereço do php, quando digito zf create project digitadev diz que o “zf” não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

    Logo, acredito que esteja o problema na Path, entao vou colocar para você o valor que esta na variavel path:

    C:\wamp\www\ZendFramework-1.11.10-minimal\bin; C:\wamp\bin\php\php5.3.8

    Como devo prosseguir agora?
    Att.
    Bruna Galvão

    1. Tarcísio Ruas

      Oi Bruna.

      Ao modificar a variável path, é necessário que o computador seja reiniciado (Provavelmente você deve ter tentando isso).

      Outro detalhe, não deve ter espaço entre C:\wamp\www\ZendFramework-1.11.10-minimal\bin; e C:\wamp\bin\php\php5.3.8

      Verifique novamente se os caminhos para as pastas são exatamente esses.

      Se nada disso funcionar, tente usar C:\wamp\www\ZendFramework-1.11.10-minimal\bin\ e C:\wamp\bin\php\php5.3.8\ , com o caractere \ no final.

      Qualquer coisa, podemos nos comunicar via e-mail.
      contato@digitaldev.com.br

      1. Bruna Galvão

        Tarcisio, mt obrigada pela resposta.
        Deu certo com a barra no final, ( \ ).
        So que quando eu fui acessar o localhost deu outro erro:

        Not Found

        The requested URL /digitaldev/public was not found on this server.

        Ja tinha tentando outras vezes e sempre dava esse mesmo erro.
        Se puder ajudar, ficaria grata.
        Att.
        Bruna Galvão

        1. Tarcísio

          tenta assim http://localhost/digitaldev/public/,com / no final. Se isso não funcionar, tenta assim, http://localhost/digitaldev/public/index.php.

          Só lembrando que, ao executar o comando zf create project digitadev, você deve estar dentro da sua pasta de documentos web. No meu caso, C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs. No seu caso, jugando pelos seus posts de ajuda, eles estão em C:\wamp\www\. Por esse motivo, no passo 5.2, peço para executarem o comando cd C:\Program Files\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs, no seu caso cd C:\wamp\www\, e só depois executar o comando zf create project digitadev.

          Se não der certo, só escrever aqui outra vez.

          1. Bruna Galvão

            Muito obrigada Tarcísio.
            Ate agora deu tudo certinho. Valeu mesmo. O que passei dias tetando em outros tutoriais, fiz rapidinho com a sua ajuda.
            Você tem algum tutorial que ensine a mexer no zend?
            Obrigada de novo!
            =)

          2. Tarcísio

            Bom dia Bruna.

            Apesar de ter escrito apenas esse pequeno tutorial de instalação, pretendo escrever mais sobre o Zend Framework. No próximo post sobre o assunto, quero falar sobre a estrutura de pastas, configurações e até mesmo montar um pequeno projeto exemplo. Minha pretensão é escrever sobre isso para os próximos dias.

            É muito importante receber feedbacks de leitores, assim como você fez agora. Só assim para eu saber quais as dificuldades encontradas por vocês e poder melhorar meus textos. Alem disso, me sinto cada vez mais motivado quando recebo esse tipo de retorno.

            Muito obrigado e aguarde novos textos.

  8. Eduardo

    Olá Tarcisio, primeiramente parabéns pelo seu trabalho, foi o melhor que encontrei sobre o zend, o mais explicativo. Segui todos os passos porém no cmd quando digito: zf create project digitadev, ele não reconhece o comando zf, já descompactei o zend do drive C e tbm alterei a pasta path, inclusive vi o comentário da Bruna que teve este problema e tentei usar a barra \. Porém o cmd continua sem reconhecer o comando zf.
    Bom ja tenho o vertrigo com servidor apache e php 5. Help!
    Desde já agradeço.

    1. Tarcísio

      Bom dia Eduardo.

      Acredito que o erro está relacionado à localização do arquivo zf.bat e as configurações da variável Path entre as variáveis de ambiente.

      Se você descompactou os arquivos do Zend Framework na raiz do disco, então a pasta que deve ser apontada no path é C:\ZendFramework-1.11.11\bin. Só para ter certeza que está tudo certo, entre na pasta em questão e verifique a existência do arquivo zf.bat.

      Lembrando que depois de modificar a variável de ambiente Path, é necessário reiniciar o computador.

      Estou aguardando retorno sobre o problema.

  9. Guilherme

    Cara valeu pela explicação. Muito boa.

  10. Kaio Nunes

    Tarcisio, consegui executar todos os passos, mas na hora de acesssar o localhost dá o mesmo erro da Bruna:
    Not Found

    The requested URL /digitaldev/ was not found on this server.

    Ja tentei fazer o que voce falou a ela, mas nao deu certo. Alguma outra solução? :/

  11. Kaio Nunes

    Na verdade, meu Apache ta dando um erro quando dou Start : The requested operation has failed!

    1. Tarcísio

      Você seguiu algum tutorial de instalação do Apache ou usou o desse blog?
      Qual mensagem de erro que está retornando ao iniciar o Apache? Copie e cole a mesma aqui para eu poder te ajudar.
      Estou aguardando retorno.

  12. Eduardo

    olá Tarcisio, acho que eu estava declarando errado na pasta path, mas consegui criar um projeto com o Zend atraves do Netbeans com a estrutura criada pelo Zend tools…. Cara eu comecei a trabalhar com MVC, e to bem perdido! PHP,HTML,POO,JavaScript,CSS…
    então se vc puder me indicar algum site ou apostila vou ficar muito agradecido…
    Parabéns pelo site, obrigado.

  13. Bruna Galvão

    Tarcisio, o seu blog é realmente o mais comentado e utilizado. Fico feliz com todas as pessoas comentando aqui. E vi tambem que tem gente querendo uma continuação, assim como o Eduardo, estou meio perdida em como iniciar um projeto. Você disse que ia continuar a escrever ou ate mesmo postar algum material. Gostaria de saber se você pretende mesmo dar essa continuação para a alegria da galera….rs
    Att.
    Bruna Galvão

    1. Tarcísio Ruas

      Oi Bruna.

      É muito bom ver o retorno dos leitores em relação ao que eu escrevo. Isso me deixa muito animado pra escrever mais.

      Sobre os posts de Zend Framework, eu pretendo sim dar continuidade sobre o assunto. Atualmente estou preparando um pequeno projeto que aborda o uso de algumas classes do ZF, assim que eu terminar, vou postar aqui no Blog. Além disso, venho escrevendo um post sobre MVC e preparando um pequeno exemplo de como implementar o mesmo em PHP. Creio que isso irá ajudar os leitores do blog entender melhor sobre Zend Framework.

      Mais uma vez, obrigado pelo retorno.

  14. Regina Souza

    Parabéns pelo post e pelos detalhes do tutorial.
    Eu consegui seguir todos os passos e ao carregar o http://localhost/digitaldev/public – da como pagina não encontrada.

    Eu verifiquei as respostas no comentário da Bruna, mas sem sucesso.

    Grata,

  15. Osmair

    Muito bom o tutorial….apenas penei em configurar a variável de ambiente para o Easy PHP, mas isso foi fácil, procurei no google e consegui finalizar.

  16. Lucas Torres

    Cara, muito bom seu tutorial. Estou usando o xampp e passei por um problema semelhante ao da Bruna Galvão. As respostas a ela me serviram também! Parabéns!

  17. Robson

    Amigo. Instalei normalmente como está o seu tutorial. Só que fiz usando o wampserver 2.0 e o zend 2.0. Então quando mando executar o comando ‘zf’ aparece o seguinte “‘zf’ não é reconhecido como um comando interno ou externo … “. então procurei em outros tutoriais e vi que não existe a pasta zf.bat dentro da pasta do zendframework.

    Poderia me ajudar? obrigado

  18. Robson

    Já consegui amigo. Tinha baixado o pacote errado. Muito obrigado.
    Parabéns pelo tutorial. Muito bom!

  19. rafael

    cara crie um projeto e crie um form, mas não da pra visualizar o form, aparece assim:
    form?
    consegueria me ajudar

  20. Luiz Felipe Santos Barrile

    Tarcisio só preciso d euma ajuda. A instalação foi perfeita, tudo certo mas quando tento chamar oa URL lá localhost/digitaldev/public, ele me retorna um erro 403 Forbidden “You dont have permissions to access digitaldev/public on this server.

    Pode me dar uma luz???

    1. Tarcísio

      Que Sistema Operacional você ta usando? Se for linux, provavelmente a pasta do projeto é de um usuario diferente do que executa o apache. Uma outra coisa que pode causar isso é a configuração do apache em relação ao arquivo .htaccess e mod_rewrite

  21. Josivaldo Campos

    Parabéns Tarcísio, show de bola este tutorial !

  22. Laercio

    Olá Tarcisio estou tentando instalar um framework já tem um tempo e me deparei com sua pagina, mas novamente não consegui. Já tinha o php instalado , junto com o Apache,então segui o seu tutorial mas na hora de criar o projeto ele dá o erro de comando não reconhecido. Segue abaixo como esta configurado o meu Patch visto que minha instalação é personalizada .
    C:\Webserver\PHP5\;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\C:\Webserver\ZendFramework\bin\
    Já tentei de várias formas mas nenhuma reconhece o comando zf …
    Um grande abraço
    Laércio

    1. Tarcísio

      Me mande um e-mail Laercio, vou tentar te ajudar a instalar o framework, contato@digitaldev.com.br

  23. Rafael

    Qndo vou instalar o composer.phar no git ele da o seguinte erro:

    you must enable openssl extension to download files via https

    Ja tentei habilitar/descomentar o openssl do php e do apache ee nadaaaa..

    Alguem sabe oq pode ser??

    estou usando o wamp<<

  24. Neto Dias

    Mto bom o tutorial. Parabéns.

  25. Laercio

    Parabéns pelo artigo me ajudou muito.

  26. Genival Machado

    Boa tarde Tarcisio,
    Lí e executei todos os passos do seu artigo até o passo 5.3, no ponto 6.1 – Abra o navegador web de sua preferencia e digite o seguinte endereço http://localhost/digitaldev/public. Se tudo ocorreu bem, o seu navegador mostrará uma página como a da imagem abaixo. Apresentou o seguinte erro:

    Warning: require_once(Zend/Application.php): failed to open stream: No such file or directory in C:\xampp\htdocs\digitaldev\public\index.php on line 18

    Fatal error: require_once(): Failed opening required ‘Zend/Application.php’ (include_path=’C:\xampp\htdocs\digitaldev\library;.;C:\xampp\php\PEAR’) in C:\xampp\htdocs\digitaldev\public\index.php on line 18.

    Ajude-me a identificar onde estou errando. Agradeço a sua cooperação.

    Genival Machado

    1. leonepgn

      SOLUÇÃO DO ERRO NA LINHA 18

      Warning: require_once(Zend/Application.php): failed to open stream: No such file or directory in C:\xampp\htdocs\digitaldev\public\index.php on line 18

      Fatal error: require_once(): Failed opening required ‘Zend/Application.php’ (include_path=’C:\xampp\htdocs\digitaldev\library;.;C:\xampp\php\PEAR’) in C:\xampp\htdocs\digitaldev\public\index.php on line 18.

      ——————————————————————–

      Você precisa pegar a pasta Zend que está em C:/Zendframework/library/ e jogar na pasta library do seu projeto.

      Abraços

Deixe uma dúvida, resposta ou sugestão